ALEGRES VEGETARIANOS AVE LUZ CURA PLANETÁRIA INTERNET DE LUZ REDE SOCIAL RÁDIO

Nêmesis

A HIPOTÉTICA COMPANHEIRA DO SOL foi sugerida pela primeira vez em 1985 por Whitmire e Matese, que a batizaram de Nêmesis, a deusa da vingança. Seria até mesmo possível que esta "estrela da morte" já estivesse presente em algum catálogo estelar, sem que ninguém tivesse notado algo incomum.

Ciclo das extinções em massa

Entre os defensores da existência de Nêmesis estão geólogos que apostam que a cada 26 ou 30 milhões de anos ocorrem extinções em massa da vida na Terra, paralelamente ao surgimento de uma grande cratera de impacto (ou várias delas).

Registros geológicos de fato indicam uma enorme cratera de impacto no mar do Caribe, com 65 milhões de anos, do final do período cretáceo, coincidindo com o fim do reinado dos dinossauros

Esse evento teria aberto caminho para que nossos antepassados mamíferos tomassem conta do planeta e nossa própria espécie pudesse evoluir. Um ou mais cometas teria atingido a Terra, argumentam, envolvendo-a numa nuvem de poeira durante meses.

Ainda em apoio à hipótese Nêmesis, os dados enviados pelo satélite IRAS (Infra-Red Astronomical Satellite), que permaneceu 10 meses em órbita no ano de 1983, revelaram um número altíssimo de objetos celestes até então desconhecido, muitos dos quais mudaram de posição nesse curto período de tempo, indicando que estavam relativamente próximos.

Infra-Red Astronomical Satellite

As características físicas e orbitais de Nêmesis justificariam o fato dela ainda não ter sido descoberta. Embora os mesmos dados do IRAS revisados e analisados com mais profundidade, além de observações mais recentes, parecem contestar a existência de qualquer objeto celeste que possa se enquadrar como Nêmesis.

Para Richard A. Muller, da Universidade da Califórnia, Nêmesis poderia ser uma estrela anã vermelha, muito comum em nossa galáxia – e seria visível através de um binóculo ou pequenos telescópios! Como? Há cerca de 3.000 estrelas desse tipo já catalogadas, mas suas distâncias não são conhecidas.

Muller acredita que a órbita de Nêmesis varia entre 1 e 3 anos-luz em torno do Sol (a estrela conhecida mais próxima é Proxima Centauri a 4,25 anos-luz). Assim mesmo a órbita de Nêmesis não seria usual, afirma Muller.

Também existem astrônomos que pensam que a órbita sugerida para Nêmesis seria demasiado instável para permitir que a estrela regressasse tantas vezes. Eles crêem que a estrela da morte, se algum dia chegou a existir, deve ter desaparecido no espaço profundo há muito tempo ou foi despedaçada pelo Sol.

Há geólogos que afirmam que o surgimento regular de vulcões poderia imergir a Terra em meses de escuridão, levando a extinção de muitas espécies. A respeito de Nêmesis, um paleontólogo, Dewey McLean, chegou a declarar que "a ciência enlouquecera de vez".

fonte:http://www.zenite.nu/

LINKS DO SITE

Notícias do Sol

Asteróide raspa na Terra e bate recorde de aproximação

Nasa anuncia descoberta de 'sistema planetário' em estrela similar ao Sol

Tempestade de cometas no Sol

Rachadura na magnetosfera causa tempestade magnética na Terra

Observando Estrelas

Listra que havia "desaparecido" em Júpiter começa a ressurgir

Descoberto primeiro planeta extragaláctico

Telescópio Fermi da NASA Encontra Estrutura Gigante Na Nossa Galáxia

Contagem regressiva: Deep Impact se aproxima do cometa Hartley 2

Asteróide 2010 TD54 passará perto da Terra nesta terça

Júpiter muito brilhante no céu em 21 de Setembro

Imagens da Sonda Deep Impact durante sua aproximação do cometa Hartley 2

Dois asteróides passam hoje próximo da Terra (8/09/2010)

Cientistas: grande asteróide pode atingir a Terra em 2182

Tsunami solar dispara jato de plasma rumo à Terra

Raios Cósmicos

Nasa divulga gigantesca proeminência na superfície solar

Astrônomo amador descobre que listra de Júpiter sumiu

Nasa: poderosa chuva de meteoros pode atingir a Terra em 2011

Links interessantes

Para saber as coordenadas de sua cidade

Find planets and constellations in the night sky - AstroViewer

Nesse você pode tirar uma carta do céu

Nesse você coloca as coordenadas e vê seu céu...

Esse vc pode fazer download do céu do mês

Astronomia no Zenite

muito bom, informativo, didático...

Curso Cosmologia

Curso  Sistema Solar

Astronomia para Poetas

Planeta Gigante Invisível pode explicar chuva de Cometas da Borda do Sistema Solar

Em 1999, uma dupla de pesquisadores constatou que diversos cometas observados apresentavam fortes desvios em relação às órbitas calculadas. Segundo eles, isso seria provocado pela atração gravitacional de um planeta quatro vezes maior que Júpiter, escondido dentro do Sistema Solar. Eles batizaram esse grande objeto de Tyche.

Nosso sol pode ter um companheiro que perturba os cometas a partir da borda do sistema solar - um planeta gigante com até quatro vezes a massa de Júpiter, os investigadores sugerem.

Um telescópio espacial da Nasa lançou no ano passado, em breve poderá detectar um companheiro invisível ao nosso Sol, se ele realmente existe, no reino distante de gelo da nuvem de Oort cometa-parto, que circunda nosso sistema solar, com bilhões de objetos gelados.

O potencial gigantesco Júpiter provavelmente seria um mundo tão frio é difícil de identificar, disseram os pesquisadores. Ele pode ser encontrado até 30.000 unidades astronômicas do sol. Uma UA é a distância entre a Terra e o Sol, cerca de 93.000 mil milhas (150 milhões de km).

A maioria dos sistemas com estrelas como o nosso Sol - estrelas chamada classe G - possuem companheiros. Apenas um terço são estrelas único sistemas como o nosso sistema solar.

Não é um inimigo

Os cientistas já propuseram que uma estrela oculta, que eles chamam de "Nemesis", pode esconder-se um ano-luz de distância de nosso sol. Eles sugerem que durante a sua órbita, esta anã vermelha ou uma estrela anã marrom, regularmente, entrar na nuvem de Oort, empurrando as órbitas de cometas há muitos e levando alguns a cair em direção à Terra. Isso seria dar uma explicação para o que parece ser um ciclo de extinções em massa aqui.

Ainda assim, outros astrônomos descobriram recentemente que se Nemesis não existia, a sua órbita não poderia ser quase tão estável como alegado.

Agora os investigadores apontam evidências de que o nosso sol pode ter um tipo diferente de companhia.

Para evitar confusão com o modelo Nemesis, astrofísicos John Matese e Daniel Whitmire na Universidade da Louisiana em Lafayette dub seu objeto conjecturou "Tyche" - a boa irmã do Nemesis deusa da mitologia grega, e um nome proposto por cientistas que trabalham no Largo da NASA -Field Infrared Survey Explorer telescópio espacial (WISE).

É sábio que o observatório, usando seu olho que tudo vê infravermelho, tem mais chances de ter Tyche manchado, se esse companheiro para o sol existe, disseram os pesquisadores. [Telescópio WISE de imagens incríveis]

Matese e Whitmire detalhada sua pesquisa 17 de novembro edição online da revista Icarus.

Cometa arremessando-companheiro

Os pesquisadores notaram que a maioria dos cometas que voam no interior do sistema solar parecem vir da região externa da nuvem de Oort. Seus cálculos sugerem que a influência gravitacional de um planeta 1-4 vezes a massa de Júpiter nesta área podem ser responsáveis.

Dois séculos de observações indicaram uma anomalia que sugere a existência de Tyche, Matese disse. "A probabilidade de que poderia ser causado por um acaso estatístico ficou muito pequena", acrescentou.

O puxão de Tyche poderia também explicar por que o planeta anão Sedna tem uma órbita invulgarmente tais alongada, acrescentaram os pesquisadores.

Se Tyche existisse, provavelmente seria muito fria, cerca de menos 100 graus Fahrenheit (-73 graus C), eles disseram, o que poderia explicar por que tem escapado à detecção por tanto tempo - a sua frieza significa que ele não iria irradiar qualquer cientistas calor pode identificar facilmente, e sua distância a partir de qualquer estrela significa que ele não iria reflectir muita luz.

"A maioria dos cientistas planetários não ficaria surpreso se a maior companhia de Netuno foi descoberto porte ou menores, mas um objeto da Jupiter-massa seria uma surpresa", disse SPACE.com Matese. "Se a conjectura é verdade, as implicações importantes que dizem respeito à forma como ele chegou lá - tocando no ambiente solar adiantado. - E como isso pode ter afetado as distribuições a posteriori dos cometas e, em menor escala, os planetas conhecidos"

É Tyche realmente existe?

O fato da existência de Tyche é questionável, uma vez que o padrão observado na nuvem de Oort exterior não é visto no interior de Oort.

"A sabedoria convencional diz que os padrões devem tendem a correlacionar, e eles não", disse Matese.

Se a equipe WISE teve sorte, pegou a evidência para o companheiro Tyche solar duas vezes antes de a missão original da observatório espacial terminou em outubro. Isso poderia ser suficiente para corroborar a existência do objeto dentro de alguns meses como pesquisadores a analisar dados sábio.

Mas se WISE detectou sinais de Tyche apenas uma vez (ou nenhuma), os pesquisadores teriam que esperar anos por outros telescópios para confirmar ou negar a existência do companheiro potencial solar, Matese disse.

fonte:

Nemesis agora chama-se Tyche