O dia de Vesak (Apesar de alguns grupos terem celebrado Wesak na Lua Cheia de abril nós estamos nos orientando em sites de grupos que indicam o Wesak para 27 ou 28 de maio, como este , este outro e mais este.)
27 mai
2010
Vesak é o dia mais sagrado do budismo, uma temporada de especial significado para todos os santos budistas ao redor do mundo. A lua cheia de Vesak é o mais santo de todos os dias de lua cheia. Neste dia é comemorado o nascimento, a iluminação e a morte de Buda. O significado de Vesak se encontra em Buda e sua mensagem de paz universal para a humanidade.
Venerável Mahinda
Vesak (a partir do nome do segundo mês do calendário hindu) celebra principalmente o evento de três etapas na vida de Buda - Nascimento, Iluminação e a grande Morte. O evento acontece na lua cheia do mês lunar Vesakha, que cai entre abril e maio no calendário gregoriano. Vesak é também conhecido como Visakah Puja Purnima ou Buddha na Índia, Visakha Bucha na Tailândia e Wesak no Sri Lanka. Primeiramente um feriado budista Theravada, o dia de Vesak é comemorado com mais vigor na Tailândia, Índia, Sri Lanka, Camboja, Indonésia, Myanmar (Birmânia), Vietnã, Laos e por budistas em alguns países ocidentais. O dia de Vesak é usualmente um feriado público nestes países do Sudeste Asiático. Para aqueles que não seguem a fé budista, o nascimento e a iluminação de Buda também é da maior importância quando se considera a contribuição única feita por Ele há 2500 anos, para os diversos ramos do conhecimento moderno. Não é de se admirar então que as mentes brilhantes e pensadores do Oriente e do Ocidente inclinam suas cabeças em sinal de reverência e reconhecimento a Gautama, o Buda, como o maior homem que já nasceu, incomparável, a maior combinação de mente e coração que já existiu. Estes eventos sagrados da temporada da Lua Cheia de Vesak podem ser classificados da seguinte maneira: O nascimento do Buda, como príncipe Siddhartha, aconteceu neste dia em Lumbini, em Kapilavastu (Nepal moderno). O asceta Siddhartha Gautama atingiu a Iluminação suprema neste dia em Buddha Gaya sob a árvore sagrada Bodhi. O grande falecimento do supremo Buda (Parinibbana) aconteceu em Vesak no dia de lua cheia em Kusinara. Em termos de evolução do Supremamente Iluminado, no decurso da sua migração em Samsara (ciclo de renascimentos), a lua cheia de Vesak possui uma enorme importância. O aspirante a Buda, na sua existência como Sumedha asceta, recebeu sua confirmação da obtenção do estado de Buda por Buda Dipamkara num dia de Lua Cheia. A visão, pelo Buda Supremo, de seus poderes psíquicos através do desempenho de Yamaka Maha Patihariya (O Milagre das Maravilhas gêmeas) ocorreu no dia de Lua Cheia de Vesak. Este evento é um ponto crucial em sua entrega visto que isto convenceu a muitos "céticos" sobre a iluminação do Buda Supremo. Vesak oferece aos budistas uma oportunidade para refletir sobre a vida e os ensinamentos do Buda. Ele destaca o potencial para a paz interior e a felicidade que está dentro de todos nós. Mestre Maha Thera
www.buddhanet.net
|
|