ALEGRES VEGETARIANOS AVE LUZ CURA PLANETÁRIA INTERNET DE LUZ REDE SOCIAL RÁDIO

 

SINTO MUITO ME PERDOE EU TE AMO SOU GRATA

NOTICIAS DA CERIMÔNIA NO MEMORIAL DA PAZ EM HIROSHIMA

Ban prioriza luta contra armas nucleares

Declaração foi feita em Hiroshima, no Japão, na cerimônia para marcar 65 anos da bomba atômica.

Ban Ki-monn

Ban Ki-monn

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

 

 

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou no Japão que o desarmamento nuclear é uma alta prioridade da organização.

A declaração foi feita em Hiroshima, durante a sua participação na cerimônia para marcar os 65 anos do ataque com a bomba atômica contra a cidade.

Minuto de Silêncio

Segundo agências de notícias, representantes de mais de 70 países participaram da cerimônia. Às 08:15 da manhã do local e no mesmo horário do lançamento da bomba, os participantes fizeram um minuto de silêncio em respeito às vítimas.

O número de mortos das duas bombas a de Hiroshima e de Nagasaki é de pelo menos 150 mil pessoas.

Foi a primeira vez também que um secretário-geral da ONU participou no evento. O alto representante para Desarmamento, Sérgio Duarte, disse à Rádio ONU, de Hiroshima, que a mensagem de Ban despertou grande interesse dos media japoneses.

Hibakusha

"O Secretário-Geral fez um discurso de esperança, de futuro, de paz. Esta foi a mensagem que ele quis deixar aqui. E foi muito difundida nos meios de comunicação do Japão. Foi a primeira vez que um secretário-geral veio à cerimônia. Foi um gesto simbólico muito importante", afirmou.

Ban Ki-moon também prestou homenagem aos sobreviventes da bomba, conhecidos como hibakusha. Sergio Duarte contou que o testemunho deles é importante para que o ataque jamais se repita.

Radiação

"Hoje, a média de idade dos sobreviventes é de 77 anos. Em breve, eles desaparecerão. O que é preciso é que a memória deles, e o sofrimento deles ao longo da vida com os efeitos da radiação e dos problemas físicos que tiveram, sejam lembrados para que as gerações futuras saibam que a bomba é um instrumento desumano, que mata indiscriminadamente", disse.

Após o encerramento da cerimônia no Memorial da Paz em Hiroshima, o Secretário-Geral encerra sua viagem oficial de uma semana ao Japão. Ele deve retornar à sede da ONU neste fim de semana.

Apresentação João Rosário, da Rádio ONU em Lisboa.

ENVIE SEU CARTÃO DA PAZ

LEIA AQUI